Quais as origens dos resíduos?

É esse mesmo o nosso objectivo!

A preocupação da degradação/poluição tem vindo a aumentar, pois além de se observar a típica desertificação, tem se observado outras consequências.

A poluição do solo pode ter várias origens:

  • Urbana
  • Agrícola
  • Industrial
  • Hospitalar

URBANA

Está normalmente associado a descargas acidentais ou voluntárias de poluentes no solo, bem como nas águas, o não controlo da deposição de resíduos tóxicos nas lixeiras e aterros sanitários, que ao longo sua decomposição vão deixando líquidos que são prejudiciais ao solo bem como aos aquíferos, pois estes líquidos infiltram-se no solo até chegar aos aquíferos, deixando deste modo os aquíferos poluídos.

INDUSTRIAL

Esta actividade lança todos os dias grandes quantidades de resíduos para o solo, levando deste forma a que os lixiviados produzidos, e não recolhidos para um tratamento, contaminem mais facilmente os solos e posteriormente a água. Estes resíduos, não só resíduos industriais, bem como os resíduos urbanos, por vezes têm como o destino as lixeiras provocando, uma acumulação de bolsas de metano, produzido pela degradação anaeróbia de fracções orgânicas, criando riscos para explosões, isto é, sendo um metano um gás tóxico e com um elevado grau de incandescência provoca através do calor e das dioxinas explosões.

AGRÍCOLA

A agricultura foi uma das grandes causadoras da desertificação de uma grande parte do Mundo, devido à multiplicidade de práticas agressivas para o meio.
Nos vários tipos de agricultura, destaca-se bastante a agropecuária intensiva, onde se observa uma taxa bastante baixa no tratamento de efluentes e a agricultura intensiva também contribui muito para a poluição, pois a utilização de pesticidas e adubos que contribui para uma maior na toxicidade das plantas, os animais que se alimentam desta vegetação contaminada vai prosseguindo sempre na cadeia alimentar vai prosseguindo o ciclo de contaminação. Com as chuvas, os produtos químicos usados na composição dos pesticidas infiltram no solo contaminando os lençóis freáticos e acabam escorrendo para os rios continuando a contaminação.

A utilização de técnicas atrasadas na agricultura também provoca a degradação/poluição do solo através:

• Desflorestação (retirar vegetação de um dado lugar – enfraquece o solo e fica exposto à erosão);
• Queimadas (o terreno fica exposto ao sol e ao vento ocasionado, deste modo, a perda de nutrientes e a erosão do solo, também vai puder levar à desertificação)

HOSPITALAR

Os resíduos hospitalares têm como destino os incineradores, maioritariamente. No entanto antigamente estes resíduos eram colocados nos aterros sanitários o que era altamente prejudicial para o solo como para a saúde pública.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: